Artrite e Artrose São a Mesma Coisa?

            Essa é uma dúvida muito comum, e ela surge principalmente porque as duas podem coexistir. Uma pessoa pode ter artrite e artrose ao mesmo tempo. Além disso, ambas têm alguns sintomas em comum, por exemplo, dor e limitação da articulação. No entanto, são condições muito distintas, com causas, mecanismos e algumas consequências bastante diferentes.

Artrite

            Esse termo quer dizer inflamação (que é o significado do final “ite”) da articulação. A artrite não é uma doença única, é um sintoma cujas características são dor, inchaço, e, às vezes, calor e vermelhidão e pode acontecer em uma única junta ou em várias ao mesmo tempo. Dentre essas, chama a atenção a dor, que é pior pela manhã, quando costuma ter rigidez, na maioria das vezes maior do que 30 minutos. 

Mão com artrite: juntas dos dedos e dorso da mão bastante inchados, e a pele do dorso bastante vermelha
Uma situação de artrite intensa, com bastante inchaço do dorso e das articulações dos dedos.

            Mas não tem uma doença que se chama artrite? Na verdade, tem bem mais do que uma. Contudo, quando se trata de uma doença específica, leva um “sobrenome”. Dessa forma, temos artrite reumatoide, artrite da psoríase, artrite reativa, artrite gotosa, artrite séptica. Além dessas, muitas outras condições reumáticas podem causar artrite. Por exemplo, lúpus, espondilite anquilosante, gota, síndrome de Sjögren, febre reumática, vasculites, doença de Behçet, sarcoidose. Inclusive algumas doenças não reumatológicas podem causar artrite, como é o caso de hemocromatose – uma doença de acúmulo de ferro no organismo, da acromegalia (excesso de hormônio do crescimento), de alguns casos de hipotiroidismo e alguns de hiperparatiroidismo e até doenças infecciosas como tuberculose, alguns fungos, e alguns vírus, como o Chikungunya.

Artrose

            Já artrose significa degeneração (seria um “desgaste”) articular. No meio científico já se mudou algumas vezes o nome desta condição. Ela já foi chamada de artrose, osteoartrose e, atualmente, o nome aceito é osteoartrite – e isso contribui ainda mais para a confusão entre as duas condições. A cartilagem articular, que existe entre os ossos para diminuir o atrito e a carga entre eles, é o primeiro local lesado na artrose. Ocorre a perda seu estado sadio e ela fica mais fina, com algumas erosões. Acontece inflamação de grau baixo constante, e a articulação reage formando prolongamentos ósseos chamados de osteófitos conhecidos como “bicos de papagaio”. Essa condição pode ser primária, quando ocorre sozinha, sem uma causa evidente, ou secundária, tendo sido provocada por outra doença ou por uma lesão ortopédica.

Artrose de mão: pequeno aumento de volume das menores articulações dedos, alguns com a
Na artrose, o inchaço não é tão intenso, e há pequenos desvios, principalmente das “pontas” dos dedos

            Há uma situação que chamamos de dissociação clínico-radiográfica muito comum na artrose, que é, quando a radiografia mostra a articulação muito lesada, mas o paciente tem pouca ou até nenhuma dor, ou pode ser causa de grande sofrimento e limitação da autonomia e perda de qualidade de vida. Os sítios mais comuns são joelhos, quadris e mãos.

E qual é a relação entre artrite e artrose?

            Ambas as condições podem coexistir, tanto paralelamente quanto uma pode CAUSAR a outra. Por exemplo, uma pessoa com artrose no joelho, pode evoluir com crise de inflamação caso corra intensamente, e uma crise de inflamação em uma articulação é… Artrite! Além disso, quando uma articulação fica inflamada muito tempo, por exemplo em quem tem artrite reumatoide não tratada adequadamente, a cartilagem começa a se lesar, e o processo de artrose secundária se instala, agravando a condição. Alguém com gota não tratada pode desenvolver grandes depósitos de cristais de ácido úrico que destroem as articulações, provocando artrose secundária. Essa pessoa pode ter crises de artrite tanto pela própria gota quanto pela artrose instalada.

O que elas têm em comum é a alta capacidade de levar à perda da independência e da qualidade de vida, tanto por dor como por perda da função das articulações, de causar sofrimento intenso, e perda de produtividade e oportunidades. E também as duas têm a possibilidade de excelentes tratamentos, usando estratégias que visem o curto, o médio e o longo prazo.

Resumindo

            Artrite é um sintoma comum a várias doenças. Por isso, é um termo muito mais amplo, enquanto artrose é uma condição crônica da articulação. Esta pode ser uma doença sozinha, chamada de primária, ou a consequência de danos articulares, tanto ortopédicos, como fraturas e torções quanto clínicos.

            Muitas vezes é difícil somente pelos sintomas fazer a distinção entre ambas, até porque podem coexistir e até mesmo uma levar à outra. Esse trabalho diagnóstico é muito comum na prática do reumatologista. Infelizmente, é comum ocorrer demora na distinção e algumas sequelas decorrentes disto. Quanto antes identificadas e tratadas, melhor o prognóstico.

Fontes:

a {color:#1a85dd}

Primer on the Rheumatic Diseases, thirteenth ehttps://www.springer.com/gp/book/9780387356648dition
Taylor PC. Update on the diagnosis and management of early rheumatoid arthritis. Clin Med (Lond). 2020 Nov;20(6):561-564. doi: 10.7861/clinmed.2020-0727. PMID: 33199320; PMCID: PMC7687323.
Mobasheri A, Batt M. An update on the pathophysiology of osteoarthritis. Ann Phys Rehabil Med. 2016 Dec;59(5-6):333-339. doi: 10.1016/j.rehab.2016.07.004. Epub 2016 Aug 18. PMID: 27546496.

Licença Creative Commons
Artrite e Artrose São a Mesma Coisa? de Dr. Marcelo Pavan Paiva está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp