aproveitar-consulta

Consulta Médica: Como Aproveitar Melhor

Consulta médica

Facilitando para o médico as informações

Para aproveitar melhor sua consulta médica, leve prontas as principais informações. Aquelas que importam bastante ao médico são:

1- qual é a queixa mais relevante que levou à consulta médica

Principalmente é aquela que te fez decidir procurar o médico ou a que mais está incomodando. Porém, não tem problema se for algo como “não aguento mais tantas dores”, ou “nem sei direito onde começou e onde termina”. Isso faz parte e sabemos quais tipos de doenças geram esses problemas.

2-Há quanto tempo ela está presente

Não precisa ser exato, o tempo aproximado já ajuda. Do mesmo modo, entendemos quando é algo que nem se sabe dizer exatamente quando começou, nesse caso algo entre 5 anos, 1 ano ou 6 meses já basta.

3-Como foi que se instalou

Por exemplo, foi de maneira súbita, de uma hora para outra? Ou foi vindo devagar, mais leve, até ficar incômoda o suficiente par necessitar um médico?

4-Ela piora e melhora?

Ao passo que alguns sintomas vêm e vão e entre cada crise a pessoa fica ótima, outros são constantes o dia inteiro, sempre na mesma intensidade, todos os dias. Ainda mais, outros pioram e melhoram mas nunca vão embora. Essa informação nos faz toda diferença

5-Quais sintomas vêm exatamente junto com o sintoma principal?

Em primeiro lugar, o que interessa aqui são as sensações que acontecem juntamente com a queixa principal. Por exemplo, sempre que sinto dor na perna sinto formigamento junto, mas quando não estou com dor nunca sinto formigamento. Por outro lado, sempre que minha mão dói, ela fica vermelha.

6-Quais sintomas surgiram na mesma época, ou vêm se somando, mas não acompanham exatamente a queixa principal.

Nesse sentido, sentir-se com fadiga desde que o problema começou. Ou ter dificuldade de cuidar da casa. Ou mesmo um formigamento em alguma parte do corpo.

7-Quando possível, tentar comparar o sintoma com alguma outra sensação

Por exemplo, uma dor pode parecer queimação, aperto, facada, entre outros. Às vezes até uma explosão. Falta de ar se compara com afogamento ou aperto na garganta. Ou, até, cansaço como após correr rápido.

8-Exames anteriores

Leve todos os exames que tiver sobre o problema atual. Por exemplo, se tiver tido algum problema de saúde sério como ter tratado um câncer ou tiver tido um infarto, leve os exames sobre esses problemas também.

9-Remédios

É importante levar anotados os remédios. Tanto os que já tomou para o problema atual quanto os de uso contínuo. Por exemplo para a pressão, diabetes, etc. Os remédios podem interagir, por isso precisamos saber.

10-Hipótese diagnóstica

Pergunte a hipótese diagnóstica do médico. Mesmo na primeira consulta. Assim você pode ler depois. Cuidado com o sensacionalismo de algumas fontes, mas leia e traga novas dúvidas no retorno.

11-Não tenha vergonha de perguntar na sua consulta médica

As questões de saúde causam muitas dúvidas e preocupações. Pergunte, anote o que achar mais importante, leia na internet e tire novas dúvidas no retorno. Estamos aqui para te ajudar a lidar. Tenha calma, pois muitas outras dúvidas irão surgir, e estaremos sempre aqui para novas respostas. Principalmente quando se trata de doenças crônicas, em que o contato com o médico será repetido várias vezes, haverá tempo para resolver todas as dúvidas que forem surgindo com o tempo.

12-Principalmente, explique ao médico quais seus medos, preocupações e objetivos

Muitas pesquisas médicas vêem que nós nem sempre sabemos o que os pacientes querem ou qual impacto a doença está tendo na vida deles. Diga seus objetivos e suas preocupações para podermos ajudar melhor. A parceria entre médico e paciente é o que leva ao melhor resultado!

Resumindo

            Portanto, para aproveitar bem sua consulta médica, um pequeno preparo ajuda bastante tanto o médico a identificar o problema quanto você a entender como lidar com ele. Informe-se! A palavra do médico é muito válida mas só você sente o problema e pode lidar com ele. Tire suas dúvidas e exponha suas vontades. Assim podemos fazer uma pareceria mais forte que te ajudará mais!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp